Alimentação na Primavera

primavera_menus

Estamos em Abril, mês da Primavera, dos jardins a florir, tudo fica mais colorido e alegre. Mas por vezes Primavera também é sinónimo de alergias devido ao pólen que se faz sentir no ar nesta época do ano. Então, é importante reforçar o nosso sistema imunitário recorrendo a uma alimentação equilibrada, variada e nutritiva!

Começando pelos cereais (como exemplo: pão, arroz integral, massa, bulgur, millet, entre outros) que são bastantes importantes, são a base da nossa alimentação e devem estar presentes em todas as refeições.

Podemos associar aos cereais uma fonte de leguminosas (feijão, grão de bico, lentilhas, entre outras), fazendo assim uma combinação mais equilibrada a nível de proteína.

Vamos consumir mais vegetais, diversificar o seu consumo, consumi-los cozidos ou a vapor (tipo de confeção que preserva grande parte dos seus nutrientes), mas também consumi-los em saladas.

Juntemos aos vegetais, frutos secos e oleaginosos, o que torna a salada mais rica do ponto de vista nutricional.

Não esqueçamos a fruta, que, tal como os vegetais, também são importantes na nossa alimentação. Sendo a fruta e vegetais dos mais importantes fornecedores de antioxidantes para o organismo.

Assim como esta estação é colorida, a nossa alimentação também deve de o ser!

Os alimentos de cor verde (como os espinafres, feijão-verde, ervilhas, brócolos, kiwi, alface, couve-Bruxelas, nabiça, agrião, couve) são ricos em vitaminas antioxidantes que protegem os tecidos e células do nosso organismo. As folhas e outros alimentos de cor verde têm propriedades que parecem reforçar a imunidade e as defesas do organismo.

Os alimentos de cor branca (como a maçã, a pêra, nabo, couve-flor, alho, cebola, cogumelos) são dos alimentos mais ricos em antioxidantes. O alho e a cebola estimulam o sistema imunitário e reduzem o risco de cancro. A alicina presente no alho parece ter propriedades antibióticas, contribui para o controlo da tensão arterial, do colesterol e prevenção de cancro (ex: cancro de estômago).

Os alimentos de cor violeta (como a ameixa, beterraba, couve-roxa, beringela, uva) também têm importantes antioxidantes, como as antocianinas. O seu potencial antioxidante é protetor contra as doenças cardiovasculares.

Os alimentos de cor laranja ou amarela (como, cenoura, nectarinas, abóbora, tangerina, milho, manga, pêssegos, pimento) são ricos em carotenóides (como o betacaroteno), pigmento importante para a saúde da visão. O consumo de alimentos ricos em carotenóides também poderá fortalecer as defesas naturais do nosso organismo. Os citrinos são bons fornecedores de vitamina C, o que estimula o sistema imunitário, melhora o aproveitamento de ferro de outros alimentos e ainda está relacionado com a cicatrização de feridas.

Os alimentos de cor vermelha (como o tomate, o pimento, o morango, a framboesa) são ricos em fitoquímicos como o licopeno, sendo dos carotenóides mais ativos na prevenção de cancro. Os antioxidantes presentes nestes alimentos podem ajudar a reduzir o risco de doença coronária.

Diversifiquemos a nossa alimentação e sejamos felizes!

———————————————————————
Artigo pela nutricionista Inês Silva

Esta entrada foi publicada em Artigos. ligação permanente.

Deixe um comentário