Quem somos

O PROJECTO

Em 2010, quando Anabela Cristos frequentava um programa de formação e apoio ao empreendedorismo feminino, surgiu a oportunidade de aproveitar o know-how adquirido e as competências comprovadas nesta área para se lançar num projecto mais arrojado, e pôr em prática, online e offline, uma ideia de negócio há muito acalentada.

Definiu a missão que iria orientar a sua actividade: “proporcionar a todos os nossos clientes experiências de degustação, fruição e aprendizagem que desenvolva neles o gosto e prazer de provar delícias vegetarianas“.

Da síntese destes dois últimos conceitos, nasceu um nome: Vegetalícias!

No âmbito da formação profissional, concebeu cursos e workshops para levar a Portugal inteiro os benefícios de bem comer e saber cozinhar em prol da saúde.

A partir de agora, um público mais vasto poderá usufruir da produção culinária de Anabela Cristos, caracterizada por uma fusão entre as aprendizagens e a experiência adquiridas ao longo da vida, a herança mediterrânica e a intuição e criatividade pessoais de quem gosta de cozinhar. Bom apetite!
.
…………………………………………………………………………………………………………………………………

A EQUIPA

Anabela_Cristos-PB
Anabela Cristos nasceu em 1958, em Lisboa, onde vive. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês/Alemão). Para além de cozinhar, tem por hobbies a paixão pela leitura, cinema, caminhadas, estar com amigos, longas conversas, voluntariado, gatos, e mais algumas. Iniciou-se na alimentação vegetariana por causa do filho ter deixado de comer carne, começando por adaptar receitas tradicionais portuguesas aos ingredientes vegetarianos. Depois, tomou-lhe gosto, interessou-se por desenvolver aptidões e conhecimentos nesta área, e nunca mais parou. A sua filosofia de vida é não ter pressa, olhar à volta e apreciar a beleza que nos rodeia e usufruir dela sempre que possível.

Está habilitada a exercer a actividade formativa, sendo detentora do Certificado de Competências Pedagógicas, reconhecido legalmente pelo IEFP. Detém também vários cursos de formação específica no âmbito da alimentação vegetariana:
– 2000-2002 – vários workshops nos “Tibetanos” e no “Yin Yang”;
– 2003-2004 – Curso de Culinária Macrobiótica do Instituto Macrobiótico de Portugal, coordenado e também leccionado por Eugénia Varatojo, entre outros;
– 2015 Out./ Dez. – Curso Intensivo de Cozinha (Clássica/ Internacional) – Pós-laboral da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal;
– 2016 Fev./ Abr. – Estágio profissional na cozinha do Hotel Real Oeiras.

Como formadora, tem colaborado com diversas entidades em várias zonas do país: Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP), Centro Vegetariano, Instituto Marquês de Valle Flôr, StartUp Lisboa, Cooperativa Cowork (Torres Vedras), Associação Movimento Aberto (Santarém), Autarquia de Santa Catarina da Serra, etc.

Em 2010, fundou a Vegetalícias.

Em Fevereiro de 2012, colaborou com a Palavra de Viajante (Rua de S. Bento – Lisboa), onde foi responsável pela confecção, planeamento e elaboração de menus.

De Março de 2012 a Março de 2013, colaborou com o Grémio do Carmo (Rua do Carmo – Lisboa) sendo responsável pela confecção de refeições diárias, sobremesas, doces e salgados.

De Abril a Dezembro de 2013, colaborou com The Food Temple (Mouraria – Lisboa), sendo co-responsável pelo serviço de cozinha, confecção e elaboração de menus.

De Junho a Dezembro de 2015, colaborou com a Casa da Tia Helena (Alfama – Lisboa), como responsável pela cozinha, elaboração de menus e confecção de pratos diversos.

De Janeiro a Julho de 2016, colaborou com o Grémio Café (Av. 24 de Julho – Lisboa), sendo da sua responsabilidade a confecção de refeições diárias, sobremesas, doces e salgados.

De Outubro a Novembro de 2016, colaborou com o restaurante de comida orgânica Filho da Mãe, em Lisboa, sendo co-responsável pela cozinha.

Entre Dezembro de 2016 e Junho de 2017, foi co-responsável pela cozinha no restaurante tradicional com opções vegetarianas A Pateira, em Lisboa.

Desde Julho de 2017, colabora em part-time com o Foodprintz Café, em Lisboa, na confecção de comida Vegan.


.Ines_Silva-PB
Inês Silva é licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Tem como especial interesse a alimentação vegetariana e macrobiótica, colaborando pontualmente com a Vegetalícias desde Janeiro de 2013. Tem certificação como formadora (CCP).

Anúncios