SOPA DE MISO – passaram as festas, e é preciso eliminar os excessos alimentares do nosso organismo, e nada melhor que “abusar” da sopa de miso durante alguns dias (ver a nossa secção de receitas), e pode transforma-la numa refeição leve mas nutritiva, se lhe juntar um pouco de arroz integral, e um pouco de tofu ou seitan que tenha sobrado.
ARROZ INTEGRAL – muito bom como acompanhamento da sua refeição, é muito nutritivo e favorece o trânsito intestinal devido a conter mais fibra nas películas que o envolvem. Não se esqueça de o demolhar pelo menos 30 minutos antes de cozinhar. Se lhe sobrar arroz e quiser aproveita-lo de uma forma diferente, junte-lhe especiarias, sementes, etc, molde com as mãos pequenas bolas e frite-as rapidamente em óleo bem quente.
TEMPURAS – uma forma de consumir legumes óptima para o Inverno, pois o facto de serem envoltos em polme e fritos, acrescenta-lhes calorias e são fonte de energia. O polme pode ser temperado a gosto, com especiarias por exemplo, e além dos tradicionais “peixinhos da horta” podem fazer-se outras variantes deliciosas, como rodelas de courgette ou beringela, ou “pataniscas” com vários legumes cortados em pedaços bem miudinhos e fritos à colherada como os pastéis de bacalhau. Podem comer-se frias e por isso são uma boa opção para quem leva a comida feita de casa.
TEMPEH – resultante de uma técnica de fermentação do feijão de soja, é uma excelente fonte de proteínas e vitaminas, nomeadamente do complexo B. Pode ser cozinhado de várias formas, nomeadamente estufado, frito, grelhado, etc.