Depois das festas…

SOPA DE MISO – passaram as festas, e é preciso eliminar os excessos alimentares do nosso organismo, e nada melhor que “abusar” da sopa de miso durante alguns dias (ver a nossa secção de receitas), e pode transforma-la numa refeição leve mas nutritiva, se lhe juntar um pouco de arroz integral, e um pouco de tofu ou seitan que tenha sobrado.

ARROZ INTEGRAL – muito bom como acompanhamento da sua refeição, é muito nutritivo e favorece o trânsito intestinal devido a conter mais fibra nas películas que o envolvem. Não se esqueça de o demolhar pelo menos 30 minutos antes de cozinhar. Se lhe sobrar arroz e quiser aproveita-lo de uma forma diferente, junte-lhe especiarias, sementes, etc, molde com as mãos pequenas bolas e frite-as rapidamente em óleo bem quente.

TEMPURAS – uma forma de consumir legumes óptima para o Inverno, pois o facto de serem envoltos em polme e fritos, acrescenta-lhes calorias e são fonte de energia. O polme pode ser temperado a gosto, com especiarias por exemplo, e além dos tradicionais “peixinhos da horta” podem fazer-se outras variantes deliciosas, como rodelas de courgette ou beringela, ou “pataniscas” com vários legumes cortados em pedaços bem miudinhos e fritos à colherada como os pastéis de bacalhau. Podem comer-se frias e por isso são uma boa opção para quem leva a comida feita de casa.

TEMPEH – resultante de uma técnica de fermentação do feijão de soja, é uma excelente fonte de proteínas e vitaminas, nomeadamente do complexo B. Pode ser cozinhado de várias formas, nomeadamente estufado, frito, grelhado, etc.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Artigos. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s